Novidade chinesa antevê Volvo XC40

A Geely, proprietária da Volvo, acaba de lançar uma nova marca, denominada "Lynk & Co", e já mostrou o seu modelo de estreia, um SUV compacto, o "01".

Este "Lynk & Co 01" será produzido na China, mas a Geely garante que vai ser vendido na Europa e nos Estados Unidos. Mas mais interessante do que isto são os rumores que começaram de imediato a "viajar" pela web, dando conta de que este "Lynk & Co 01" irá partilhar a sua plataforma com o futuro Volvo XC40, que tem data de lançamento marcada para o início de 2018, reforçando a gama da marca sueca, cada vez mais focada nos SUV e "crossovers". Estes rumores ganharam ainda mais força depois de se saber que este "01" foi desenhado e desenvolvido também ele na Suécia.

Porém, a Volvo apressou-se a emitir um comunicado para "separar as águas", afirmando que se tratam de marcas diferentes e autónomas. "A Lynk & Co é uma nova marca de automóveis da Geely Automobile, totalmente autónoma e separada da Volvo Car", pode ler-se. "A Lynk & Co emprega alguns executivos que fizeram previamente carreira na Volvo, incluindo o seu director geral Alain Visser e o designer Peter Horbury mas que não têm, neste momento, qualquer vínculo profissional com a Volvo", concluiu a marca sueca.

Ainda assim, é quase certo de que a arquitectura modular deste 01 será a mesma do próximo Volvo XC40 e apesar da "Lynk & Co" não ter adiantado pormenores acerca das motorizações que irão equipar este SUV, são esperados motores de quatro cilindros de 2.0 litros e três cilindros de 1.5 litros da Volvo, sendo que no futuro também podemos esperar uma variante híbrida "plug-in". Quanto à transmissão, será possível optar por uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem.

Do ponto de vista do design, este "Lynk & Co 01" tem a sua própria personalidade, bem vincada na grelha dianteira, nos grupos ópticos e no spoiler traseiro. Com 4,530 mm de comprimento, 1,654 mm de altura e 1,855 mm de largura, um dos grandes trunfos deste 01 é o habitáculo, onde se destaca o enorme ecrã na consola central e o conjunto de luzes LED que permitem alterar o "tom" do interior.

Mas este 01 tem mais trunfos "nas mangas" e se a "segurança" sempre foi um dos argumentos da Volvo, a "tecnologia" é certamente o mote para esta "Lynk & Co", que reivindica que este 01 é o carro mais conectado do mundo, uma vez que se encontra permanentemente ligado à internet e quando for lançado no mercado irá dispor uma interface de programação de código aberto que permitirá que desenvolvedores possam lançar e acrescentar novas ideias para o veículo.

Outra das propostas "revolucionárias" deste 01 prende-se com o facto de cada "dono" poder emprestar o seu automóvel a amigos quando não precisa dele, sendo que pode monitorizar todas as acções do seu veículo através do seu smartphone.

O "Lynk & Co 01" só vai chegar ao mercado em 2018, pelo que ainda é muito cedo para se falar em preços. Certo, para já, é que os modelos 02 e 03 já estão a ser pensados e desenvolvidos, e vão ser lançados pouco depois deste 01.

Em destaque